Bolsa do povo, informações dúvidas e reclamações

Você já está sabendo do novo benefício do governo? O programa social Bolsa do povo, que teve início após a Lei nº 17.372, de 26 de maio de 2021. Um programa que visa beneficiar mais de 500 mil pessoas. Mas quais os detalhes e quem o programa atende? Se atente nas próximas linhas.

Durante a pandemia a situação de vulnerabilidade aumentou, então o governo do Estado de São Paulo teve a iniciativa e desenvolveu esse programa e investiu cerca de 1 Bilhão de reais no ano de 2021, o maior programa de assistência social e transferência de renda. O programa atende 7 tipos de eixo dentre educação até saúde.

No âmbito da educação, dados divulgados pela secretaria da educação informam que há por volta de 770 mil de estudantes da rede estadual de ensino se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza.

O programa visa pagar 1 Mil reais para alunos que se encaixam nos requisitos necessários.
Para se cadastrar o aluno deve estar inscrito no CadÚnico e devem estar entre 9° ano do ensino fundamental até o ensino médio.
Saiba como serão realizados os pagamentos

Eles ocorreram de forma proporcional ao ano letivo e decorrem de acordo com a frequência escolar que se verifica como mínima de 80%, o beneficiário também deve se dedicar entre duas e três horas de estudo no aplicativo (CMSP) e deve ter participação ativa em avaliações de aprendizagem. E para os alunos do 3° ano do ensino médio devem participar de atividades preparatórias para o Enem.

Inscrições programa bolsa do povo

Um breve tutorial de como se inscrever:
Após clicar no site,  desça a tela até encontrar a caixinha correspondente a sua necessidade, nesse caso, ‘Ação estudantes’, verifique as obrigatoriedades de participação, após isso, clique em ‘Se Inscrever’, e digite o número do RA (Registro do aluno). O site te redicionará para o SED, aparecerá um nome na tela, confira se é o seu, se for, prossiga apertando no ‘Sim’, caso o contrário, retorne para a página inicial. Após prosseguir com a confirmação do nome, leia e responda as três perguntas obrigatórias e envie. Após realizar essas etapas, o aluno interessado irá receber uma notificação via e-mail, SMS ou pelo SED, para retornar sobre a confirmação da elegibilidade. Se o estudante for elegível, deverá assinar um termo de responsabilidade obrigatório, para que então o aluno esteja apto para usufruir do benefício disponibilizado.
Frisando que se o estudante for menor de 18 anos, a assinatura do termo de responsabilidade deverá ser realizada pelo seu responsável legal.

As inscrições devem ser realizadas através da plataforma Bolso do povo, ou clicando no link www.bolsadopovo.sp.gov.br

Após estas informações sobre esse beneficio, não deixe de buscar pelos seus direitos, se informe sobre os requisitos necessários para cadastro, entre no site e se inscreva, lembrando que cada eixo disponível, entre eles  Assistência social​, Educação​, Esporte, Habitação​, Qualificação Profissional​, Saúde e Trabalho há uma data especifica com prazo para inscrição, os prazos se atualizam então fique atento.

Caso não tenha atendido os requisitos necessários por não ter os documentos solicitados você pode acessar o poupatempo para atualizar seus documentos. Se tem alguma reclamação para fazer ou deseja mais informações sobre o poupatempo acesse o link https://sac0800telefone.com.br/poupatempo-sac-telefone-0800-reclamacoes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *